Argentina: Catedral Metropolitana e Feira de San Telmo

O que fazer em Buenos Aires num domingo de manhã. Minha sugestão é acordar cedo e fazer uma visita à Catedral Metropolitana e a Feira de San Telmo.

CATEDRAL METROPOLITANA

DSC02672

Não sou uma pessoa religiosa, mas gosto de visitar igrejas, principalmente as igrejas católicas. São construções históricas e majestosas. Em Buenos Aires, visitei a Catedral Metropolitana, localizada no centro de Buenos Aires, em frente à Praça de Maio. Aquela mesma onde fica a Casa Rosada.

Sua construção inicial era bem modesta, mas ao longo do tempo sofreu diversas alterações até chegar ao que conhecemos hoje.

Sua fachada é neoclássica e seu interior tem características barrocas. Essa mescla de estilo dá um charme pessoal a construção.

No dia que eu fui não tinha quase ninguém e eu pude sentir aquela paz, aquele silêncio que muito me contagiou. Deu vontade de ficar lá dentro por horas. Depois de conhecer a Catedral e sair de lá mais relaxado, parti para Feira de San Telmo.

DSC02692

FEIRA DE SAN TELMO

DSC02686

Se você é do Rio, talvez conheça a Feira do Rio Antigo que acontece uma vez por mês no bairro da Lapa. Buenos Aires tem uma feira no mesmo estilo que acontece todo domingo no bairro de San Telmo. É muito facil chegar nela porque você pode ter como ponto de referência a Casa Rosada. Bem próxima à Casa Rosada está a rua Defensa, a feira acontece nessa rua.

A Feira de San Telmo é o lugar para se encontrar antiguidades, artesanatos, pinturas, roupas, mas também para alguns artigos bem úteis. Foi na feira que eu comprei meu adaptador para tomada. Sim, você irá precisar de um adaptador quando viajar a Buenos Aires.

DSC02684

Teve em início em 1970 quando o arquiteto José Maria Peña resolveu anunciar em alguns jornais esse projeto de vender antiguidade, coisa pouco comum na época. Dessa forma a contou com 30 barraquinhas na sua inauguração. Aos poucos, devido o sucesso que estava fazendo, foram chegando mais interessados em montar suas barraquinhas. Daí tiveram a ideia de criar um regulamento para a feira.

Embora você já encontre barracas na rua Defensa perto da Praça de Mayo, teoricamente só é considerada a feira de San Telmo as barracas que estão na praça Dorrego. São essas que seguem o regulamento sobre vender antiquidades. No entanto, popularmente toda a extensão da rua Defensa tomada de barracas é considerada parte da Feira de San Telmo.

Além de antiguidades e artesanato, você também encontrara por ali  a famosa estátua da Mafalda. Ela está sentadinha num banco na esquina das ruas Chile e Defensa. Prepare-se para enfrentar uma fila mesmo chegando cedo. A menina é disputada. Outras atrações da feira são músicos que tocam ocasionalmente lá.

DSC02683

E você? Ficou com vontade de conhecer a feira depois de ler esse post? Tenho certeza que não vai se arrepender. Só chegue cedo para evitar a multidão.

Horário da feira: 10h as 17h.

Catedral Metropolitana

Endereço: Calle Rivadavia s/n, 1004 Buenos Aires

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s