Rio de Janeiro: Parque Lage

DSCN1208

Se estiver de visita ao Rio de Janeiro, não deixe de conhecer o Parque Lage. Localizado no bairro Jardim Botânico, bem ao lado do próprio Jardim Botânico, ao pé do Corcovado, está essa magnífica área verde xodó dos cariocas.

No passado essa propriedade pertenceu a Henrique Lage, daí o nome. Hoje no palácio que se encontra no parque funciona a Escola de Artes Visuais.

Diariamente cariocas e turistas frequentam o parque em busca de tranquilidade em meio a natureza e belas fotos, claro.

O parque é aberto à visitação. Não se paga entrada. É comum ver famílias com crianças pequenas lá porque ele tem uma área com brinquedos como balanço, escorrega e gangorra, além de um gramado onde os pequenos podem correr e jogar bola. Para muitos cariocas que cresceram em apartamentos naquela região, o Parque Lage foi um grande quintal e faz parte da memória afetiva de quem o visita desde pequeno.

Um dos atrativos do parque é poder tomar café da manhã ao lado da piscina que fica no palacete ou fazer um piquenique com os amigos na imensa área verde do parque.

CAFÉ DA MANHÃ

946133_1016735698472042_7299914911560794379_n

No pátio do palacete, ao lado da piscina (aquela que aparece no vídeo do Snoop Dogg) funciona o Bistrô Plage . Nele você poderá experimentar um farto café da manhã apreciando a bela vista do local. O valor vária de acordo com o que você pedir, no entanto a opção que custa R$ 60,00 dá para duas pessoas. É preciso ter em mente que além de uma comida de qualidade, você estará pagando para comer num ponto turístico carioca contemplando o visual e tranquilidade do parque. Por isso não se assuste com os valores.

Sugestão: Há fila para o café da manhã, por isso, caso seja essa sua opção, chegue cedo. O parque abre todo dia às 8h e o Plage às 9h (aos sábados o Plage abre às 13h)

PIQUENIQUE

O parque também é conhecido por ser uma área para piqueniques. Curiosamente, no dia que estive lá não vi ninguém fazendo, mas deve ter sido um dia atípico. De qualquer forma é uma ótima maneira de passar um sábado ou domingo com a família ou amigos. No entanto, é bom saber que só permitida a entrada de no máximo 30 pessoas por grupo.

Leia mais sobre as regras de visitação aqui.

TRILHA

Para quem gosta de trilhas, é possível subir até o Corcovado pela Trilha do Corcovado. O local é bem sinalizado, porém o parque não conta com guias próprios. Procurando na internet você encontrará sites que organizam trilhas por lá.

O QUE MAIS VER NO PARQUE

Gruta

Além do café da manhã e piquenique, você também poderá entrar numa pequena gruta com estalactites localizada na lateral do parque. É parte preferida das crianças. Próximo dali há também um mini aquário entre as rochas, mas esse é eu achei bem sem graça.

Animais

Caminhando pelo parque você terá a oportunidade de ver alguns macacos entre as árvores. Eles são uma atração a parte e estão acostumados com gente. Pare para vê-los, tire fotos, mas a organização do parque orienta a não alimentá-los.

CURIOSIDADE

A título de curiosidade, o parque virou cenário para o filme Terra em Transe de Glauber Rocha na década de 60 e em 2002 algumas cenas do clipe Beautiful do Snoop Dogg foram gravadas ali. O parque aparece no final do clipe quando Snoop Dogg e Pharrell estáo numa festa à noite.

 

Então, o que você está esperando para visitar o parque? Se você se planejar  poderá fazer um combo Parque Lage + Jardim Botânico, porque os dois ficam próximos um do outro.

Informações

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s