México: andando de metrô na Cidade do México

DSCN0138

Uma das coisas que me deixava um pouco nervoso ao ler sobre o México antes da minha viagem foi sobre o transporte público na capital. E quando falo meio de transporte me refiro ao metrô, especificamente. Como o México tem 8 milhões de habitantes, você pode imaginar como é o metrô por lá mesmo tendo 12 linhas. A minha sorte é que eu não peguei nenhum horário super lotado. Então vamos a algumas informações importante sobre utilizar esse meio de transporte en Ciudad de México

.Preços | metrôs, assim como ônibus e taxis no México são bem baratos. Para se ter uma ideia hoje (julho/2016) está custando em torno de 5 pesos mexicanos, o que equivale a menos de R$ 1,00, enquanto no Rio de Janeiro custa mais de R$ 4,00. Por $ 10 pesos você pode comprar um cartão e recarregá-lo.

Rush | o horário do rush lá, ou seja, quando os vagões ficam super lotados,  é entre 8h e 9h da manhã e 18h e 19h da noite. Evite usá-los nesses horários e tudo sairá bem.

Baldeação | Como são 12 linhas de metrô, você precisará fazer alguma baldeação dependendo do seu destino. No próprio metrô há indicações sobre a baldeação. Não estranhe se você tiver que caminhar muito para chegar a próxima plataforma. Algumas ficam distantes da outra mesmo.

Segurança | Não descuide de sua bolsa ou mochila e coloque-as sempre na sua frente. Lá acontecem furtos no qual abrem sua mochila ou bolsa sem você notar. Outra coisa que me incomodou um pouco é que alguns mexicanos de encaram muito se perceberem que você não é estrangeiro. Não chegou a acontecer nada comigo, embora eu tenha ficado preocupado um pouco. Você verá muitas figuras estranhas no vagões.

Acessibilidade | As estações de metrô na Cidade do México parecem antigas e não costumam ter escada rolando. Nesse caso, evite usar o metrô se você tiver que carregar malas pesadas.

Vendedores | Quando conhecemos o sistema de metrô em outros países, percebemos o quão elitista é o metrô carioca. No caso mexicano, parece uma mistura de metrô e trem cariocas. Isso porque é comum ver vendedores lá como vemos nos trens aqui no Rio de Janeiro.

Aeroporto | É possível usar o metrô para se chegar ao aeroporto, mas é aconselhável evitar os horários de pico. Você não vai querer pegar metrô lotado carregando malas, né?

Curiosidades | O metrô é um ponto de encontro para casais na Cidade do México, então você verá muitos casais namorando fora e dentro das estações, assim como em toda parte na cidade. Em Oaxaca ver alguém namorando em público já é mais raro.

DSCN0141.JPG

Dessa forma, com os devidos cuidados você terá uma boa experiência no metrô da Cidade do México.

One thought on “México: andando de metrô na Cidade do México

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s