México: Hierve el Agua

Um dos lugares mais bonitos que pude conhecer no México foram as cascatas de Hierve el Agua. Mas o que esse lugar tem de especial? Bom, pra começar são cascatas petrificadas que se formaram pela ação do tempo há milhares de anos, fazendo com que sejam obras da natureza únicas. Não é todo dia que você encontra cascatas petrificadas, né? Além disso, elas se encontram no alto de um morro com vista para um vale magnifico.

DSCN0624

As cascatas de Hierve el Agua se encontram no povoado de San Isidro Roaguía, a 70 km da cidade de Oaxaca. São duas cascatas que medem aproximadamente 12 e 30 metros de altura cada. No topo de uma delas brota uma piscina natural cuja temperatura da água gira em torno de 24°. Acredita-se que por causa do alto grau de minerais na água, ela tenha propriedades medicinais.

COMO CHEGAR?

Assim como Manu Pichu ou os Lençois Maranhenses, chegar a Hierve el Agua não é tarefa fácil. Há grupos turísticos no centro de Oaxaca que fazem o passeio. A parte ruim desses passeios é que cada grupo só pode ficar 1 hora no local. A minha sorte é que minha amiga é de Oaxaca e fez todo trajeto comigo. Como não contratamos excursão e ela não tem carro, tivemos que fazer várias baldeações até chegar lá em cima. Mas a recompensa foi poder ficar o que tempo que quisemos apreciando a vista do vale. Parece que você está perto das nuvens.

DSCN0578

Caso vá por conta própria, faça um parada no múnicipio de Santa Maria del Tule onde se encontra a árvore de Tule, considerada a árvore mais grossa do mundo. Esta árvore fica localizada perto de uma pracinha muito charmosa que me lembrou as praças nas cidades de interior do Brasil. Depois da nossa rápida parada para ver a árvore e tirar umas fotos, seguimos no caminho até chegar ao topo do morro onde se encontram as cascatas.

11822911_929411757204437_4268489573630767199_o

O legal é que lá em cima existe uma estrutura com banheiros onde as pessoas se trocam para entrar na piscina natural. Também é possível comprar bebidas e comidas nas barriquinhas que ficam onde os veículos estacionam.

DSCN0654

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Como se trata de uma área aberta e devido a altitude, você estará mais exposto ao sol. Não esqueça de levar chapéu, boné, óculos escuros e protetor solar. Use roupas confortáveis e tênis porque o terreno não é plano e você terá que descer e subir as trilhas para chegar até as cascatas e à piscina natural.

DSCN0634

Apesar da dificuldade de se chegar até lá, reservar um dia para visitar as cascatas vale muito a pena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s