RJ: Praia de Ipanema (Posto 9)

20170218_1745011

O Rio de Janeiro tem uma natureza exuberante, isso não é novidade. São montanhas, trilhas, cachoeiras e claro, as praias. São diversas e uma mais bonita que a outra e para os mais diversos gostos. Há praias agitadas, boa para surfistas, praias calmas, praias sem onda, com água cristalina, azul, praia deserta, praia lotada. É só escolher e desfrutar o que ela tem a oferecer.

20170219_0820421

Dentre as inúmeras praias, a de Ipanema é uma das mais conhecidas, principalmente fora do Brasil, devido a canção de Tom Jobim, Garota de Ipanema.

A extensão da praia de Ipanema vai do Arpoador ao Posto 9, ou seja, são três referências: Arpoador, Posto 8 e Posto 9. Cada um desses pontos tem suas características. O Arpoador é conhecido pelo point dos surfistas, por ter uma água mais agitada, talvez devido a formação rochosa que fica próxima ao local. As ondas batem na rocha e formam ondas mais fortes. Também é parte de Ipanema que se concentra mais gente vindos da Zona Norte e favelas próximas.

20170218_1918202

O Posto 8, por estar entre o Arpoador e o Posto 9, é uma mistura entre os pontos, um pouco da zona norte e baixada e um pouco da classe média da Zona Sul.

O Post 9 é o lugar onde a classe média carioca, assim como turistas, costumam frequentar. É conhecida como posto que lança tendências. Foi no Posto 9 que Fernando Gabeira desfilou pelas areias usando uma tanga de crochet, emprestado de sua prima, a jornalista Leda Nagle.

20170219_0823461

Depois de muitos anos sem frequentar a praia de Ipanema, eu decidi matar a saudade e partir para a praia acompanhado de uma amiga. Nunca tive o costume de frequentar o Posto 9, mas como ali tem uma barraca de uma familia uruguaia que vende choripan, e eu não tive a oportunidade de comer esse sanduíche típico da Argentina/Uruguai, eu resolvi que a praia da vez seria esse posto.

20170219_0823191

Entre as praia da Zona Sul do Rio, a de Ipanema é uma das melhores. A água costuma ser uma delícia e dessa vez estava azulada. A paisagem é fantástica. Os únicos pontos negativos para mim são a possibilidade de arrastão, que geralmente acontecem nos fins de semana entre setembro e dezembro, época de inicio de verão e os preços astronômicos que são cobrados pela comida. Uma garrafinha de água pode chegar a R$ 5,00. O cheiro ocasional de maconha também não me agrada, mas isso é subjetivo. Tem gente que não se importa. Fora isso a praia é muito boa e vale a pena uma visita!

20170218_1744391

O QUE FAZER

Além do banho de mar e pegar um bronzeado, você também pode caminhar até o Arpoador que fica a esquerda de quem está na praia. É possível subir na pedra do Arpoador e ver o mar lá de cima. Perto do sol se pôr, a pedra costuma ficar cheia, formando uma plateia que bate palmas quando o sol se põe.

20170219_0822571

Próximo a pedra do Arpoador há um parque chamado Garota de Ipanema. Ainda no calçadão perto do parque há uma estátua do Tom Jobim. As pessoas costuma tirar foto com ela.

COMO CHEGAR

metrô: direção General Osório (que é a última estação dessa linha) e descer na estação General Osório mesmo. A praia fica a umas três quadras da estação.

LOCALIZAÇÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s